sábado, janeiro 29, 2005

Ensaio sobre o agora #3

Confesso!
Há (mais que) uma questão que ultimamente se farta de ricochetear e parece não desertar:
* A lógica das empresas, corporações, instituições com fins lucrativos!
Confesso também a minha ignorância na área de gestão de empresas. Um reflexo disso foi o ano monótono que passei quando frequentei o 1º ano de Gestão da UBI (por engano inconsciente).

* Qual a finalidade dessas entidades? Que crescimento? Que vantagens?
Por vezes classifico-me a mim próprio de sonhador e até um pouco “anormal”.
Um exemplo disso é o espanto com que me recordo do fabuloso sentido que vi num filme da saga O Caminho das Estrelas – Star Trek.
Não me considero um Trekie, mas aquela frase…
Perguntava uma pessoa “nossa contemporânea” a um membro da tripulação da Enterprise…
- Mas, não há salários no vosso tempo? Então como ganham dinheiro?!
- Dinheiro?! A base económica há muito que foi abandonada! Agora regemo-nos apenas por um princípio: o bem comum. Há apenas uma única causa: a humanidade!

Utópico?? Provavelmente (infelizmente)…
Tenho a sensação que se perdeu o controle por completo. Já não se distingue o Norte.
Olho para trás e não me recordo de não estar tudo desnorteado.
Mas, algum dia, Isto, esteve no caminho correcto?
* Porque existem as empresas?
* Certo dia, um professor disse-me: pelo Lucro!
Triste… Com razão, mas não deixa de ser triste…
* Dinheiro, um sinónimo da podridão da espécie dominante deste planeta.
Não me atrevo a classificar com exactidão, nem atribuir termos a esse podre aspecto, não ainda…

* As empresas facultam emprego, pois é…
O empregados têm dinheiro para adquiri bens, pois é…
Bens necessários, pois…
Que custam dinheiro, lá está!
Vendo bem, a questão adensa-se e complica-se (aparentemente) infinitamente.

Custa-me a acreditar nos impossíveis, talvez devido à minha natureza.
* Parece que todos são escravos, que ninguém as controla, e que elas controlam tudo…
* Os presidentes vão e vêm, bem como os directores, e por aí abaixo (outra! Mas porquê abaixo??).
* E elas apenas são controladas pela “vontade” (inconsciente e involuntária) do povo (infelizmente)…
* Crescem e crescem, fundem-se para crescer, espalham-se e enriquecem, acumulam capitais… Ah!… Acumulam poder!
* Dinheiro = Poder
Que ilusão tão forte… Tanto que a maioria acredita nisso… Ou parece acreditar.
Porquê? Porque é mais fácil… Porque a maioria das atitudes correctas são difíceis de tomar, custa ao humano (por vezes, se necessário) rebaixar-se…
(Suspiro…) Noções completamente erradas, mas o que é rebaixar?! É fazer o correcto??
Não…
A humanidade parece estar de tal modo envolvida nesta penumbra, que só um traumatismo grave a poderá “salvar”…
E, como todos os graves traumas, poderá nunca recuperar. Mas, desde que a possibilidade exista, não valerá a pena tentar?!?

Durmo inquieto mas com esperança de acordar e viver a mudança.

:-/