terça-feira, outubro 18, 2005

Des-governo

Deves ter visto a entrevista da SIC ao Ministro das Finanças, hoje à noite, pelas 21:30…
Tenho por (mau) hábito “afastar-me” destes assuntos e procurar algo mais… aliciante ou estimulante (pois, egocêntrico). Mas, desta vez, lá decidi vestir a pele de cidadão e contribuinte interessado, e assistir!
Bom… tudo “bem” (entenda-se normal, dada a conjuntura actual) até os entrevistadores entrarem num campo que me “toca” directamente: imposto dos combustíveis! Pois é, parece que vem aí (mais) um aumento! Não nos combustíveis em si (afectados pelo valor do petróleo) mas sim no imposto específico para este produto.
“Ora bolas!”, lá pensei eu… A verdade é que recomecei a pensar na minha bicicleta. Enfim…
A coisa começou a descambar (“nos meus cabeça”) quando o ministro justifica esta subida com a crise das finanças. Ainda se fosse por questões ambientais ou ecológicas… Quer dizer, o desgraçado é sempre, sempre o mesmo. Já cansa… Cansa mais do que andar de bicicleta, que é o que começo a pensar fazer. Depois que se arranjem com o cheirito, olha!... Pelo menos não sai dióxido nem monóxido, acho eu… só mesmo… “coiso, prontos”!
Mas a estocada final veio quando o entrevistador Costa (comentador/editor de política da SIC, irmão de um ministro, de quem nunca recordo o 1º nome) pede uma justificação para o vencimento mensal do Director Geral das Finanças, em contos dos antigos, sim CONTOS (!!!): 4.600.
Epá, foi a gota final… Ou eu não passo de um pelintra de um raio, ou é bastante, bolas! É quase um Opel Astra GTC 1.7 CDTI todos os meses…

Devo ser mesmo um “pé rapado”!

Desliguei logo a televisão…